O livro possui 147 páginas e é dividido em três capítulos.
Durante a leitura do livro, Paulo Freire mostra que ensinar exige rigorosidade, pesquisa, respeito aos saberes dos educandos, ética, aceitação do novo e rejeição a qualquer discrimminação, além de reflexão crítica e reconhecimento e assunção da identidade cultural.
O autor insite em todo o livro que formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas, e que o transformar a experiência educativa em puro treinamento é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: seu caráter formador.
O professor que "castra" a curiosidade do educando em nome da eficácia da memorização mecânica do ensino do conteúdo, estreita a liberdade do educando, a sua capacidade de aventurar-se.
O livro possui 147 páginas e é dividido em três capítulos: "Não há docência sem discência", "Ensinar não é transferir conhecimento", e "Ensinar é uma especificidade humana". Com uma leitura tranquila e encorajadora, o livro Pedagogia da Autonomia, torna-se fundamental para a formação de educadores.
"De uma coisa, qualquer texto necessita: que o leitor ou a leitora a ele se entregue de forma crítica e crescentemente curiosa."
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