domingo, 16 de janeiro de 2011

A cabeça bem-feita: Repensar a reforma - reformar o pensamento

Nas palavras do autor, Edgar Morin:
Este livro é dirigido a todos, mas poderia ajudar particularmente professores e alunas. Gostaria que estes últimos, se tiverem acesso a este livro, e se o ensino os entedia, desanima, deprime ou aborrece, pudessem utilizar meus capítulos para assumir sua própria educação.
    O livro tem 127 páginas, e é divido em nove capítulos e dois anexos.A cabeça bem-feita é um livro que propõe a reforma do pensamento através da consciência da fragilidade do homem, de sua condição biológica e cultural, suas contradições, e a incerteza que é estar vivo.
   Seu capítulos trazem à tona os desafios de uma reforma na educação e na sociedade, uma através da outra, sendo esse o principal desafio com duplo bloqueio: não se pode reformar a instituição sem uma prévia reforma das mentes, mas não se podem reformar as mentes sem uma prévia reforma das instituições. A sociedade produz a escola, que produz a sociedade.


"A finalidade de nossa escola é ensinar a repensar o pensamento, a 'des-saber' o sabido e a duvidadr de sua própria dúvida; esta é a única maneira de recomeçar a acreditar em alguma coisa."  (Juan de Mairena)

Nenhum comentário:

Postar um comentário